PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 99)


1886: GRANDES EXPECTATIVAS PARA
JURUPENSEN (QUE HOJE NEM EXISTE MAIS)


Jurupensen foi o nome dado a uma localidade que ficava ao norte da cidade de Goiás, a 14 léguas de distância. Havia ali uma fortificação militar, o presídio de Jurupensen, que foi erguido em 1864 às margens do rio Vermelho. A ideia era que houvesse segurança bastante para atrair habitantes, colonizar a região e catequizar os indígenas. Em 1886, grandes novidades se anunciaram para o lugar, que se desenvolvia lentamente.

Em breve, Jurupensen poderia estar conectada à capital do Grão-Pará e à cidade de Santos, ou seja, estaria no centro do Império do Brasil mantendo relações com o norte amazônico e com um dos portos mais prósperos do Atlântico sul. 

A conexão com o Grão-Pará estava prevista no decreto imperial 9.680 (de 20 de novembro de 1886), que tratava da navegação a vapor nos rios Vermelho, Araguaia e Tocantins. O decreto estabeleceu um contrato de concessão com o empresário João José Correia de Moraes e, na cláusula 3 deste contrato, se previa que em Jurupensen estaria um dos portos onde os navios deveriam fazer escala.

A conexão com São Paulo se daria por uma estrada de ferro. Era o que estava previsto em um Plano Ferroviário apresentado naquele mesmo ano de 1886 pelo ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, Rodrigo Augusto da Silva. Pela via férrea projetada, seria possível ir de Jurupensen à cidade de Goiás, continuar até Campinas, no interior de São Paulo, e seguir adiante até a capital paulista e depois à cidade portuária de Santos.

Não aconteceu como se imaginava. A estrada de ferro não foi construída. A navegação a vapor realmente chegou a Jurupensen, conforme estabelecido em contrato, mas o impacto econômico ficou aquém do esperado. No fim do século XIX, a localidade saiu da rota de navegação. Jurupensen, abandonada, caiu em ruínas.

O pesquisador Matheus Nunes tentou visitar essas ruínas em 2021. Viu poucos vestígios. Há agora uma represa onde ficava o presídio e não foi possível chegar às ruínas da igreja em razão da "grande quantidade de matagais". As expectativas de 1886 viraram pó.


Relatório do presidente provincial de Goiás (01.03.1880).


SAIBA MAIS:
Decreto imperial 9.680 (1886) - LINK
Plano Ferroviário do ministro Rodrigo Augusto da Silva (1886) - LINK
Visita às ruínas de Jurupensen - LINK

26.05.2022