PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 98)


APARECIDENSE: DO VEXAME DE 2013
AO SUCESSO DE 2021


A Associação Atlética Aparecidense, clube de futebol fundado em 1985 na cidade de Aparecida de Goiânia, ficou famosa nacionalmente no ano de 2013. A razão da fama, para infelicidade do clube, era vergonhosa.

No Campeonato Brasileiro da Série D daquele ano, a Aparecidense chegou às oitavas-de-final e teve como adversário o Tupi, de Juiz de Fora (Minas Gerais). Eram duas partidas. Na primeira, realizada em Aparecida de Goiânia, os dois times empataram em 1 a 1. Na segunda, em Juiz de Fora, o placar de 2 a 2, com o jogo chegando ao fim, estava classificando a Aparecidense para a fase seguinte.

Aconteceu, então, o que ninguém imaginava: o jogador Ademílson, do Tupi, chutou a bola em direção à meta adversária e o massagista da Aparecidense invadiu o campo para impedir o gol. E realmente impediu. Em seguida, deu-se uma enorme confusão, inclusive com tentativa de agressão ao invasor. Esquerdinha, o massagista, conseguiu fugir para o vestiário.

O fato foi noticiado para todo o país. A Justiça desportiva decidiu expulsar a Aparecidense do campeonato e o Tupi se classificou para a fase seguinte. O massagista Esquerdinha sofreu uma penalidade de suspensão. Aproveitou a fama passageira para se candidatar a deputado estadual, mas não foi eleito.

A situação foi lamentável, mas a Aparecidense deu a volta por cima nos anos seguintes. Foi finalista do Campeonato Goiano (2015 e 2018), desclassificou o Botafogo carioca da Copa do Brasil (2018) e em 2021, oito anos depois do vexaminoso incidente na partida contra o Tupi, chegou à final da Série D. Nas duas partidas decisivas contra o Campinense, da Paraíba, a Aparecidense venceu uma e empatou a outra. Tornou-se o primeiro clube goiano campeão da quarta divisão nacional.

A torcida comemorou muito. O vexame ficou no passado.

Esquerdinha também deu a volta por cima. Depois da derrota eleitoral e da suspensão esportiva, voltou a trabalhar no futebol goiano.


Em 2013, Esquerdinha invadiu rapidamente o campo e evitou que
a bola entrasse no gol. Apesar do apelido, usou a perna direita.
(Foto: Sagres 730)


Após invadir o campo, Esquerdinha foi perseguido,
mas conseguiu se refugiar no vestiário. (Foto: Globo Esporte)


Aparecidense, campeão nacional da Série D - 2021.
(Foto: Viver Goiás)


SAIBA MAIS:
Tupi 2 X 2 Aparecidense (2013). O jogo em que Esquerdinha invadiu o campo.  LINK (com vídeo)
Aparecidense 1 X 1 Campinense (2021). Final da Série D.  LINK

18.05.2022