PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 94)


DISPUTAS SEM ADVERSÁRIOS:
CANDIDATOS A GOVERNADORES
DE GOIÁS NA DÉCADA DE 1970


Em 1965, o eleitorado goiano foi às urnas para escolher um novo governador. A disputa foi acirrada: Otávio Lage (da UDN) venceu José Peixoto da Silveira (do PSD) por menos de 1% dos votos válidos. Nas três eleições seguintes, foi bem diferente. Os eleitos não precisaram nem enfrentar adversários.
 
Em 1970, com novas regras eleitorais, Leonino Caiado foi candidato único e a eleição foi indireta. Apenas os deputados estaduais tinham direito a voto. O partido que apoiava o Regime Militar (ARENA) garantia a Leonino amplo apoio e todos os seus 25 votos. Assim foi eleito o candidato único. Os deputados do MDB apenas se abstiveram e manifestaram sua insatisfação com o sistema de eleição indireta.

Em 1974, o MDB decidiu adotar novamente uma atitude de protesto e não participar das eleições indiretas estaduais. Irapuan Costa Júnior, o candidato único, foi eleito sem surpresa com os votos dos 22 deputados da ARENA.

Em 1978, a eleição teve um número muito maior de votos. Uma nova legislação, imposta pelo Regime Militar, definiu que os governadores deveriam ser eleitos por colégios eleitorais, cujos membros seriam os deputados estaduais e representantes de todas as câmaras municipais do Estado. Apesar dessa mudança, a ARENA continuou tendo ampla maioria dos votos em Goiás e o seu candidato, Ary Valadão, foi o único inscrito na eleição. Dos 387 membros do colégio eleitoral, 351 compareceram à votação. Todos votaram em Ary Valadão.

Cada uma dessas candidaturas únicas venceu com tranquilidade no dia da votação, mas havia uma disputa anterior, de bastidores, para definir o nome do candidato. E era uma disputa muito acirrada. Tão acirrada que os governadores tinham seus nomes preferidos, mas não podiam impô-los. Irapuan Costa Júnior, por exemplo, preferia que o seu sucessor fosse o deputado José de Assis, mas o Regime Militar escolheu Ary Valadão como candidato. Naquela década de 1970, eleição para governador se decidia mesmo era nas disputas secretas dos gabinetes.


Ao lado do presidente da República, o governador Ary Valadão
(o último de Goiás a ser escolhido em eleição indireta).


SAIBA MAIS:
Nem só por morte governaram os militares
Marcos Nunes Carreiro (jornal Opção)

19.04.2022