PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 93)


1885: UM REPRESENTANTE DE GOIÁS NA
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
(O ÚNICO ATÉ HOJE)


Em toda a história da Câmara dos Deputados do Brasil, apenas um representante de Goiás foi eleito para a sua presidência. Aconteceu em 1885. O eleito foi o deputado André Augusto de Pádua Fleury.

Embora tenha nascido em Cuiabá, o deputado Pádua Fleury era de uma família goiana e seu pai, o comendador Antônio de Pádua Fleury, havia sido presidente da província de Goiás. Luís Gonzaga Camargo Fleury, irmão do comendador Antônio, teve atuação política de destaque na época da independência do Brasil e também havia chegado à presidência de Goiás.
 
Em 1861, André de Pádua Fleury assumiu o seu primeiro mandato de deputado. Era o início de uma carreira política movimentada. Ele foi presidente de três províncias (Espírito Santo, Paraná e Ceará), diretor da Faculdade de Direito de São Paulo e ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Dedicou-se muito ao estudo de assuntos prisionais e representou o Brasil no II Congresso Penitenciário Internacional, realizado em 1878 na capital da Suécia.

Em 1885, assumiu o seu quinto mandato de deputado. A eleição para presidente da Câmara dos Deputados foi realizada no dia 29 de agosto daquele ano. O liberal Fleury recebeu 57 votos e o conservador Andrade Figueira, do Rio de Janeiro, recebeu 31 votos. Ainda houve 9 votos em branco.

Depois de eleito, Fleury exerceu de fato a presidência por menos de um mês. Um decreto dissolveu a Câmara em 26 de setembro. Em 1886, quando os trabalhos parlamentares recomeçaram, um novo presidente foi escolhido (e o eleito foi o mesmo Andrade Figueira que, no ano anterior, havia sido derrotado por Fleury).


André de Pádua Fleury foi líder dos
liberais goianos até a década de 1880.


SAIBA MAIS:

13.04.2022