PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 91)


O TORNEIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
(UMA QUASE SÉRIE B PARA OS ATLETICANOS...)


Em 1971, passou a ser disputada uma nova competição criada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD, atual CBF). A competição ganhou o nome de Campeonato Nacional de Clubes e era diferente da Taça Brasil (disputada desde 1959). A Taça Brasil era uma disputa entre os campeões estaduais. O Campeonato Nacional de Clubes, por outro lado, tinha um formato muito semelhante ao da atual Série A, ou seja, uma primeira divisão (ou divisão de elite, como também é chamada).

O futebol goiano queria estar presente no novo campeonato, mas não foi admitido pela CBD. Insatisfeitos, alguns dirigentes pensaram em promover uma competição alternativa, com partidas disputadas em Goiânia e Anápolis.
 
O governador Leonino Caiado considerou que aquela competição alternativa poderia fazer boa propaganda do Estado de Goiás para o resto do país e decidiu apoiar. A CBF não considerou a ideia uma rebeldia e deu a sua aprovação. E a competição, chamada de Torneio da Integração Nacional, tornou-se realidade naquele mesmo ano de 1971. Os primeiros jogos foram disputados no dia 25 de setembro.

Participaram clubes de Goiás e de outros dez Estados: Bahia, Espírito Santo, Guanabara, São Paulo, Paraná, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Depois de 36 partidas, classificaram-se para a decisão o Atlético Goianiense e a Ponte Preta, da cidade de Campinas (SP).

A decisão se deu em três partidas. Vitória da Ponte Preta na primeira, vitória do Atlético na segunda e empate em zero a zero na terceira. Foi preciso realizar uma prorrogação logo após essa última partida. Nessa prorrogação, o atacante Luisinho fez o gol da vitória atleticana.

O jornal paulistano Gazeta Esportiva declarou que o Atlético Mineiro, primeiro colocado no Campeonato Nacional de Clubes, era o campeão brasileiro daquele ano, enquanto o Atlético Goianiense, campeão do Torneio da Integração Nacional, era o "campeão número 2 do Brasil". Décadas depois, vários atleticanos resolveram reforçar essa ideia de "campeão número 2". Querem que a CBF reconheça o Torneio da Integração Nacional como uma competição equivalente à atual Série B. Assim, o torneio de 1971 passaria a ter um status bem mais elevado do que tinha quando foi realizado.

No aniversário de 50 anos do torneio, a diretoria do Atlético Goianiense homenageou os atletas campeões daquela histórica competição.


Encerrado o Torneio da Integração Nacional, os jornalistas Ciro
Lisita Jr e João Batista Alves Filho disseram, em 1971, que o Atlético
Goianiense havia conquistado "o mais expressivo título
já conquistado por um time de Goiás".


SAIBA MAIS:
50 anos do gol de Luisinho: Link

30.03.2022