PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 90)


A UNIVERSIDADE DE GOIÁS
E O ENTERRO SIMBÓLICO O BISPO


Em 17 de outubro de 1959, foi fundada a Universidade de Goiás, que depois passaria a se chamar Universidade Católica de Goiás e é, atualmente, a PUC de Goiás. Um dos acontecimentos mais marcantes na história da educação goiana.

Parte da sociedade, porém, ficou insatisfeita. A maçonaria e o movimento estudantil queriam que o governo federal instalasse uma universidade pública no Estado e achavam que aquela universidade fundada pela Igreja Católica poderia comprometer essa reivindicação. Esse podia ser o argumento do governo federal: "Como os goianos já têm uma universidade de bom porte, podem esperar mais algum tempo por uma universidade pública".

A insatisfação chegou a tal ponto que, em uma manifestação de rua do movimento estudantil, foi realizado um "enterro simbólico" do arcebispo de Goiânia, Fernando Gomes dos Santos. O tal enterro contou com moças vestidas de preto, "fazendo papel de carpideiras" e chorando sobre o caixão. Os rapazes faziam a sua parte "rezando um latim simulado". (João Neder)

A comunidade católica não gostou e reagiu. Em primeiro de novembro de 1959, um grande ato público foi realizado em tom de desagravo ao arcebispo. Era o dia do aniversário de sua ordenação sacerdotal. Estavam presentes milhares de pessoas e personalidades políticas de destaque (o governador do Estado, o senador Pedro Ludovico Teixeira, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado e vários outros). Duas rádios transmitiram o evento para a capital e para cidades goianas do interior. Todos saudaram com entusiasmo a fundação da Universidade de Goiás.

Até o jornal Cinco de Março, publicado pelo próprio movimento estudantil, se colocou contra o "enterro simbólico". Considerou-o desrespeitoso e avaliou que o fato poderia desmoralizar a reivindicação dos estudantes por uma universidade pública em Goiás. "Uma luta nobre e bela, perdeu o seu 'porquê' naquele momento", afirmou o jornal.

A universidade pública, afinal, foi criada legalmente em dezembro de 1960, com o nome de Universidade Federal de Goiás (UFG).

O arcebispo Fernando Gomes dos Santos não guardou rancor. Alguns anos depois, se manifestou em defesa do movimento estudantil goiano, que estava sendo reprimido com rigor cada vez maior pelo Regime Militar.


A arquidiocese de Goiânia foi criada em 1956 e seu
primeiro arcebispo foi D. Fernando Gomes dos Santos.


SAIBA MAIS:
Memória e sacralização de Dom Fernando Gomes dos Santos: o "arcebispo da Providência"
Lindsay Borges (UFG)

23.03.2022