PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 87)


JK FOI O "PAI DE BRASÍLIA"...
...MAS GOIÁS JÁ DESAPROPIAVA TERRAS PARA
A NOVA CAPITAL ANTES DELE SER PRESIDENTE


Na primeira metade da década de 1950, a ideia de construir a nova capital brasileira no interior do país ainda não contava com pleno apoio do governo federal. A incerteza era enorme. Havia uma comissão encarregada de definir o local da nova capital. Essa comissão, chefiada pelo marechal José Pessoa, se comunicava diretamente com a presidência da República, mas não podia fazer mais nada além disso.

Em 1955, o governador do Estado de Goiás, José Ludovico de Almeida, decidiu criar uma comissão que desse maior estímulo à ideia (prevista na Constituição Federal de 1946). Foi após um encontro com o marechal José Pessoa. Assim foi instituída a Comissão de Cooperação para a Mudança da Nova Capital, que ganhou considerável poder. Em especial, o poder de desapropriar terras para delimitar a área da nova capital.

A comissão teve seus membros empossados três dias após ser criada por decreto, em outubro de 1955. Seu presidente era Altamiro de Moura Pacheco.

Em dezembro, foi oficializada a primeira desapropriação.

Isto é, antes mesmo de Juscelino Kubitschek tomar posse como presidente da República, Goiás já estava reservando terras para formar o território de Brasília.

O governo goiano se destacou como um dos principais apoiadores da mudança da capital federal e da construção de Brasília.


Governador José Ludovico de Almeida, que criou, por decreto estadual,
Comissão de Cooperação para a Mudança da Nova Capital.


SAIBA MAIS:
Terras no Distrito Federal - Experiências com desapropriações em Goiás (1955-1958)
Darcy Dornelas de Farias (UnB)
Dissertação de Mestrado: Link

02.03.2022