PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 83)


A PONTE QUE FOI INAUGURADA COM A PRESENÇA DE 2.000 PESSOAS,
MAS SEM MUITO INTERESSE DO GOVERNO


Ao longo de todo o século XIX, comerciantes goianos reclamaram do seu isolamento econômico. Diziam que era preciso conectar Goiás com o litoral. Assim, haveria fluxo comercial e prosperidade. Uma dessas conexões se faria entre Santa Rita do Paranaíba (hoje, Itumbiara) e a região do Triângulo Mineiro, com uma ponte sobre o rio Paranaíba. A ponte facilitaria o trânsito até o litoral paulista e fluminense. Essa tornou-se uma reivindicação constante daquela região.

A ponte não foi construída no século XIX. Mas no início do século XX, o presidente Afonso Pena deu o apoio necessário para a obra. Foi convencido por personalidades influentes da região de Morrinhos, que haviam sido seus colegas na Faculdade de Direito de São Paulo. A construção começou em 1908.

No ano seguinte, houve a Revolução de 1909, que derrubou o governo estadual. Nem essa grave crise política impediu que a obra chegasse ao fim.

O que mudou foi a inauguração: planejava-se um evento muito prestigiado pelo governo recém-deposto, mas se reduziu a uma solenidade de pouco interesse para as novas autoridades, que não estavam animadas para festejar a obra iniciada por seus adversários. Mesmo assim, a inauguração reuniu uma massa popular com cerca de 2.000 pessoas e contou com bandas de música, salva de tiros, discursos, benção católica e brindes de cerveja.

A ponte Afonso Pena é a ponte pênsil em funcionamento mais antiga do Brasil e foi tombada pelo IPHAN em 2012, tornando-se patrimônio histórico e cultural do país.


A ponte Afonso Pena teve todo o
seu material importado da Alemanha.


SAIBA MAIS:
Diário de Itumbiara . Link

02.02.2022