PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 78)


LÁZARO BARBOSA: DE FAXINEIRO A SENADOR


Nas eleições de 1974, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) lançou em Goiás a candidatura ao Senado de Lázaro Barbosa. Mas parecia muito difícil vencer o candidato adversário, da ARENA (Aliança Renovadora Nacional).

Lázaro Barbosa (filho de lavradores, ex-engraxate, ex-faxineiro e ex-porteiro de hotel) já havia se candidatado, em 1966, a deputado estadual. Não conseguiu se eleger. Em 1970, tentou se candidatar a senador, mas tinha apenas 32 anos de idade e o mínimo exigido era 35. Sua experiência eleitoral, então, era pouco encorajadora.

Já o candidato da ARENA, Manoel dos Reis, se mostrava mais forte: havia sido prefeito de Goiânia de julho de 1970 a abril de 1974 e contava com o apoio do governo estadual.

A disputa entre o candidato que era ex-prefeito de capital e o candidato que ainda não havia exercido nenhum mandato parecia ter resultado certo. Irapuã Costa Júnior, recém-eleito governador de Goiás (em eleição indireta) declarou que o candidato da ARENA (seu partido) seria vitorioso naquela eleição "com mais ou menos 80 mil votos de diferença".

O eleitorado goiano surpreendeu. Lázaro venceu a eleição com mais de 100.000 votos de diferença. O ex-faxineiro de Orizona ajudou o MDB a alcançar uma grande vitória nacional: o partido elegeu 16 senadores em todo o país, enquanto a ARENA elegeu apenas seis. Foi a primeira vitória da oposição a abalar realmente os alicerces do Regime Militar.

Lázaro Barbosa não conseguiu se reeleger senador em 1982, mas continuou atuando politicamente e em 1990 foi eleito deputado federal. Em 1992, foi nomeado Ministro da Agricultura pelo presidente Itamar Franco. Ficou um ano à frente do Ministério. Depois, encerrou seu mandato de deputado federal e não se candidatou mais.

Faleceu em 2019.


Lázaro Ferreira Barbosa (1938-2019)
Foto publicada na Wikipedia.


SAIBA MAIS:
Resumo biográfico de Lázaro Barbosa. LINK

29.12.2021