PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 77)


A PRIMEIRA PARTIDA DO FUTEBOL GOIANO
NO CAMPEONATO NACIONAL


A primeira partida de um time goiano no Campeonato Brasileiro de futebol foi realizada em julho de 1963. O time era o Vila Nova, campeão goiano de 1962. E a competição ainda não se chamava Campeonato Brasileiro. O nome, na época, era Taça Brasil.

A competição foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) para pôr em disputa os campeões estaduais do país que já tivessem adotado o profissionalismo. Começou a ser realizada em 1959, mas apenas em 1963 o futebol goiano teve um representante inscrito. A estreia do Vila Nova, em 21 de julho, foi contra o campeão de Brasília: o Defelê, que ainda nem havia se profissionalizado (mas foi admitido, excepcionalmente, na competição).

Vila Nova e Defelê se enfrentaram no Estádio Vasco Viana de Andrade, conhecido como Estádio da Metropolitana, localizado no Núcleo Bandeirante (Distrito Federal). O local passou por obras apressadas para poder receber a partida. Foi erguida uma arquibancada, montado um alambrado, melhorados os vestiários e plantada a grama do campo. O estádio funciona até hoje.

Na partida, a equipe goianiense foi melhor e se impôs. Venceu por 2 a 0. O futebol de Brasília, segundo o jornal Correio Braziliense, era "quase embrionário" e o Defelê não tinha condições de resistir a um clube como o Vila Nova, já profissional e de maior maturidade.

Artur marcou o primeiro gol, ainda no primeiro tempo. E assim entrou para a história esportiva goiana. O segundo gol foi marcado por um atacante de apelido interessante: "Sete Léguas".

Uma semana depois, Vila Nova e Defelê voltaram a se enfrentar. Dessa vez, no Estádio Pedro Ludovico (Goiânia). O Vila Nova venceu por 3 a 0 e se classificou à fase seguinte.

Depois de superar o Defelê, o Vila Nova disputou três partidas contra o Rio Branco, do Espírito Santo. Venceu uma (em Goiânia), perdeu duas (na capital do Espírito Santo) e foi desclassificado.

Três vitórias em cinco partidas e 12º lugar na classificação final. Parece pouco? Pois saiba que o Vila Nova disputou a primeira divisão nacional mais oito vezes e aquele 12ª lugar de 1963 permanece sendo o melhor desempenho do clube até hoje.


Artur e Sete Léguas, os autores dos dois primeiros
gols goianos na história do Campeonato Brasileiro.
Imagens: Futebol de Goyaz - www.futeboldegoyaz.com.br


SAIBA MAIS:
Taça Brasil (1959 - 1968): Link

22.12.2021