PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 75)


NEVE EM GOIÁS?  O GOVERNADOR
MENEZES DISSE QUE VIU EM 1778


O governador colonial Luís da Cunha Menezes registrou por escrito a sua viagem pelo território goiano em 1778. Alguns locais por onde ele passou já tinham nomes que se mantêm até hoje, como Mestre d'Armas, Pipiripau e Sobradinho, localizados em uma região que é atualmente o Distrito Federal.

Mestre d'Armas foi o primeiro nome de Planaltina e é uma denominação conhecida por seus moradores. Pipirapau também fica em Planaltina e é o nome de um rio e de um núcleo rural. Sobradinho é o nome de uma região administrativa do Distrito Federal.

Em seu diário de vagem, o governador Menezes destacou que, após passar por Sobradinho, chegou a uma localidade chamada São João das Três Barras e registrou o quanto era frio o inverno ali: "chega a cair neve".

Neve no Planalto Central? Talvez um exagero do governador. Ou um equívoco. Ocorrem, no Distrito Federal, fortes geadas e chuvas de granizo, como uma em 1964, que acumulou gelo na Esplanada dos Ministérios. Mas não há nenhum registro de neve além desse de 1778.

São João das Três Barras não deu origem a uma região urbana. Tornou-se uma área de proteção ambiental e hoje é chamada de Chapada da Contagem.


Granizo na Esplanada dos Ministérios em 1964.
(Foto publicada no site www.curtamais.com.br)


Chapada da Contagem
(antiga São João das Três Barras)
Aqui caía neve, segundo o governador Menezes.


SAIBA MAIS:
A Estrada Real dos Goiases no DF: Link

08.12.2021