1979: O FUTEBOL GOIANO COM SEIS
TIMES NA PRIMEIRA DIVISÃO NACIONAL
Atualmente, ingressar na primeira divisão do futebol nacional não é fácil. Apenas vinte clubes participam da Série A. Em 2021, estarão representados na competição apenas 11 dos 26 Estados do Brasil. O futebol goiano estará presente com um time apenas: o Atlético Goianiense.
Mas em 1979, foram 94 participantes. Era a época em que os clubes entravam no campeonato por indicação política. Esse era o lema: "Onde a Arena vai mal, mais um time no Nacional. Onde a Arena vai bem, mais um time também". A Arena era o partido político que defendia o Regime Militar e os dirigentes partidários buscavam atrair simpatias e ampliar sua base de apoio indicando clubes para o Campeonato Brasileiro.
Naquele Campeonato Brasileiro de 1979, o futebol goiano teve o seu maior número de representantes na primeira divisão: seis clubes. Maior número até hoje e muito dificilmente voltará a acontecer.
Apenas o Goiás Esporte Clube teve bom desempenho na competição. Passou pelas duas primeiras fases e, na terceira, se viu diante de três potências do futebol brasileiro: Cruzeiro, Atlético Mineiro e Internacional. Não se classificou à fase seguinte, mas terminou aquele campeonato de 94 clubes em sétimo lugar. Um ótimo resultado.
Os outros participantes goianos foram desclassificados nas duas primeiras fases. Encerrado o campeonato, ficaram nas seguintes posições:
21.º Vila Nova
43.º Anapolina
66.º Atlético Goianiense
68.º Itumbiara E.C.
78.º Goiânia E.C.
A capa da revista Placar mostrava, em dezembro
de 1979, os escudos dos 16 clubes classificados
para a terceira fase do Campeonato Brasileiro.
Entre eles, estava o do Goiás Esporte Clube.
SAIBA MAIS:
Futebol no Centro-Oeste: dos primórdios ao profissionalismo (1905-2018)
Fábio Santa Cruz (UEG)
Disponível em www.pacolivros.com.br
07.04.2021