PEDACINHOS DA HISTÓRIA GOIANA (n. 27)


O PRIMEIRO HOSPITAL DE GOIÁS


O Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara foi criado na cidade de Goiás por decreto de D. Pedro I em 1825. Era administrado conjuntamente pelo governo provincial e pela diocese de Goiás. Sua estrutura incluía a botica (para lidar com os medicamentos), o setor reservado para o tratamento de doenças mentais, o leprosário e o cemitério. Havia dentro do hospital uma capela dedicada a São Pedro de Alcântara. No dia do santo (19 de outubro), uma missa solene era realizada ali.

A prioridade do hospital era o tratamento dos pobres. O regimento hospitalar dizia que a pobreza dos pacientes devia ser declarada pela "atestação jurada" de um pároco. Escravos também eram atendidos, mas esse tratamento era pago pelos seus donos. A elite da cidade, obviamente, não se juntava aos pobres e escravos para se tratar no hospital. Preferia ser atendida em casa.

O Hospital São Pedro de Alcântara, apesar do seu caráter religioso e filantrópico, era uma instituição que em seu dia a dia se guiava por ideias modernas e praticava a medicina científica do século XIX. Assim o saber racional chegava pouco a pouco naquela região de cultura sertaneja antiga.

O hospital existe até hoje.


Uma das formas de arrecadar dinheiro para sustentar o hospital era a
realização de loterias (autorizadas por decretos imperiais, como esse de 1850).


SAIBA MAIS:
Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara: assistência e saúde em Goiás ao longo do século XIX
Sônia Maria de Magalhães
Link: Scielo

06.01.2021