ELEIÇÃO EM GOIÂNIA NO ANO DE 1985:
TODOS INSATISFEITOS NO FINAL
Na primeira metade da década de 1980, duas eleições chacoalharam politicamente o país. Em 1982, houve eleições gerais. Em 1985, os prefeitos das capitais voltaram a ser eleitos.
Em Goiás, o PMDB mostrou a sua força na eleição de 1982. Íris Rezende venceu a disputa para governador do Estado com mais de 65% dos votos válidos. O senador eleito foi Mauro Borges, também do PMDB. E a maioria dos deputados eleitos era do mesmo partido (tanto os federais quanto os estaduais).
Íris Rezende, muito confiante, previu uma outra vitória arrasadora na eleição para prefeito de Goiânia, em 1985. O seu candidato foi Daniel Antônio de Oliveira.
Mas outro candidato surpreendeu. Darci Accorsi, do PT, inovou na propaganda eleitoral da TV e ganhou força. Às vésperas da votação, parecia ter chance até de vencer.
Quando os votos começaram a ser apurados, os petistas estavam eufóricos e diziam que só a fraude poderia impedir a vitória de Accorsi. Íris Rezende lamentou: "O PMDB foi autossuficiente demais e abandonou a campanha por achar que já estava ganha".
O PMDB venceu. Mas foi apertado. Daniel Antônio teve 109.646 votos contra 97.797 de Darci Accorsi.
No fim, todos estavam insatisfeitos. Íris reclamou da atuação dos comunistas, que eram seus aliados. Os comunistas do PC do B e do PCB criticaram uns aos outros. E Darci Accorsi chorou em público após protestar contra fraudes.
Na propaganda eleitoral da TV, Darci Accorsi falava
sobre a cidade de Goiânia em uma cadeira de barbeiro.
02.12.2020