A PRIMEIRA TV DE GOIÁS
No ano de 1961, deu-se a primeira transmissão aberta de um canal de TV em Goiás. Era a inauguração oficial da TV Rádio Clube, mais uma emissora da rede Diários Associados, de propriedade do famoso Assis Chateaubriand. Antes daquela transmissão inaugural, a rádio Anhanguera havia promovido exibições televisivas, mas em circuito fechado (portanto, para público reduzido). Houve também a transmissão para Goiás da fundação de Brasília, em 21 de abril de 1960, que "ninguém viu, já que ninguém possuía aparelho de TV", segundo Iúri Rincon Godinho.
A TV Rádio Clube fazia uso de um auditório que ficava na sede da rádio de mesmo nome. Todos os programas eram ao vivo. Não era possível editar a transmissão. Quando havia algum erro ou problema, o público via. Além disso, a emissora possuía, inicialmente, apenas uma câmera. Para transmitir partidas de futebol, era preciso avisar aos telespectadores que a TV sairia do ar durante alguns minutos. Em seguida, a câmera e os outros aparelhos eram levados com pressa ao estádio e lá era tudo religado, dando reinício à transmissão.
A primeira grande parceira comercial da TV Rádio Clube foi a empresa de varejo General Novilar, que adquiriu 100 aparelhos de TV para serem vendidos em Goiânia. De fato, foram todos vendidos rapidamente. A General Novilar apoiou tanto a TV que houve até um programa com o seu nome: General Novilar comanda o espetáculo. A empresa chegou a ser uma das 50 maiores do país, mas faliu na década de 1970.
A TV Rádio Clube passou a chamar-se TV Goiânia (em 1963) e TV Goyá (em 1976). Foi comprada pela Rede Record em 1994 e mudou de nome novamente. Passou a ser chamada de TV Record Goiás. Em 2016, nova mudança: Record TV Goiás, também apresentada como RecordTV Goiás (com as palavras "Record" e "TV" juntas).
De 1976 a 1980, a TV Goyá transmitiu programas próprios
e outros da TV Tupi, a primeira emissora de TV do país.
SAIBA MAIS:
A história da primeira TV de Goiás, que tinha uma só câmera e nome de rádio
Iúri Rincon Godinho (Contato Comunicação)
Link: Artigo
16.06.2021